Fornecedores Desleais e Consumidores Abandonados!! Eterna Briga!!
Caros leitores, volto ao tema de Direito do Consumidor para tratar de fornecedores e consumidores.
Tenho visto muito desrespeito por parte de fornecedores de produtos e serviços de maneira geral. Cito como exemplo consumidores que adquirem determinados produtos que prometem fazer isto e aquilo, emagrecer ou engordar, curar doenças, estresses e etc, mas geralmente acabam por se decepcionar com tais compras, pois nunca ou quase nunca cumprem o que dizem.
Com o advento das redes sociais os consumidores protestam contra maus fornecedores, exercendo seu direito de liberdade de expressão. Só que ai o consumidor deve estar atento com eventuais processos movidos por estas empresas, que ao verem seu nome sendo criticado de forma veemente buscam o judiciário para afastar possível violação a sua honra, nome ou imagem.
Defensores das duas teses existem de monte nos tribunais de nosso país, mas penso que o consumidor como parte menos favorecida na relação consumerista deveria ser olhado e tratado como peça chave e fundamental por nossos legisladores, criando inovações para que as empresas sejam realmente punidas com rigor e não sendo condenadas de forma muitas das vezes irrisória, como acontece.
O cárater punitivo e educador da indenização deve ser tratado de outra forma que não a atualmente existente no Código de Defesa do Consumidor e nas leis civis. Certo é que deveríamos ter alguns paradigmas ou lind cases, para servir de base ou fundamento nos arbitramentos de valores que realmente impeçam as empresas de continuar a ludibriar seus clientes.
#Protegaseusdireitos
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